ensino superior

VÍDEO: no 2º dia, mudanças devem agilizar processo de matrícula na UFSM

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)
No segundo dia, grupos de até 10 estudantes entram de cada vez no hall

Com a expectativa de garantir a vaga no Ensino Superior, mais de 700 aprovados formavam fila no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no começo da tarde desta terça-feira para o segundo dia de matrícula dos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desde o início da manhã, os estudantes chegavam ao campus com os documentos em mãos.


A aprovada no curso de Geografia, (licenciatura) Camila Gomes, 17 anos, viajou mais de 1,2 mil quilômetros até Santa Maria e chegou no campus logo cedo às 7h30min. 

- Eu vim de Campo Limpo Paulista (SP), cheguei em Santa Maria na segunda de tarde. Então estou desde ontem na correria para poder garantir a minha vaga - explica a futura acadêmica. 

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Jerônimo Tybusch, no primeiro dia de matrículas uma média de 5 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções. Ainda de acordo com ele, o movimento deste ano se dá pela quantidade de aprovados para a chamada regular.

- Normalmente, recebemos de 30% a 35% de aprovados, esse ano o número subiu significativamente, e o atraso do governo em divulgar a lista (dos aprovados), fez com que nós precisássemos comprimir o calendário em apenas dois dias - conta. 

Entre a segunda e a terça-feira, mais de 2 mil novos alunos devem efetuar as matrículas para o 1º semestre deste ano na instituição. 

MUDANÇAS  

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">No primeiro dia de matrículas, ao decorrer da tarde, pais e responsáveis reclamaram da demora da fila, e a situação até gerou tumultos. Quem chegou mais cedo, ficou descontente quando a fila foi reorganizada conforme os cursos e não mais por ordem de chegada. 

Neste segundo dia, quando as portas do Centro se abriram às 14h, foi permitida a entrada de 10 em 10 alunos, seguindo a ordem da fila que foi feita por chegada. 

Outra mudança adaptada para o segundo dia de matrículas, foi que os envelopes que são entregues aos classificados para inserir os documentos já estavam adesivados, diferente do dia anterior.

- Ontem fizemos um mutirão com os servidores para que já tivéssemos os envelopes com seus devidos adesivos, isso facilita e faz com que o processo seja mais rápido - explica Jerônimo. 

A entrada dos acompanhantes também foi proibida, para reduzir o número de pessoas no Centro de Convenções, a exemplo de outros anos. 

- O processo de confirmação de vagas envolve muitos alunos, então pedimos que os pais aguardem na frente para que os eles possam ter mais espaço para circular e ter mais comodidade, já que aqui no Centro de Convenções temos ambiente climatizado para deixá-los mais confortáveis - conta o pró-reitor adjunto de Graduação. 

Com as mudanças neste segundo dia, a expectativa é que o processo se encerre mais cedo do que o primeiro dia. Na segunda-feira, o último aluno matriculado foi atendido por volta de 2h da madrugada desta terça-feira. Porém, os calouros precisam de paciência já que, conforme Tybusch, a estimativa é que hoje sejam concluídas até as 23h.   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

No 2º dia de matrículas, mudanças foram feitas para

Próximo

Divulgado resultado da primeira chamada do ProUni

Educação